24.2.09

HxC

"Atmosfera citadina ... Todos acabamos por respirar o seu fumo negro: stress, poluição! Sonhos pisados, conduzidos a rotinas escravas. Trabalho precário, oportunidades escassas, portas fechadas, todos filtramos na cidade ganancia, crime, violência, injustiça. Horas perdidas no parlamento sobre retóricas vazias e politicas cegas. As pessoas vão-se sujeitando, vão-se conformando com os tempos mas a verdadeira condenação é o silêncio ... Muitas pessoas acabam mesmo por ser consumidas por ele. É perante este cenário que nascem sub-culturas, movimentos, gritos que quebram o silêncio, o conformismo, a inércia, mas perante todas as sub-culturas urbanas que me envolviam, uma cativou-me. Uma sub-cultura que nasceu nos finais dos anos setenta na realidade americana: o Hardcore. Portugal adoptou esta sub-cultura, a sua tradução mais fiel é Nucleo Duro."


Sub-cultura, Hardcore. União, demonstra-se uma palavra adequada, família compõe uma outra.
Hardcore. Uma cultura, uma ligação indescritível que os leva, que os vive, que os ouve.
Hardcore é por sinal um dos movimentos mais duros que tive o prazer de conhecer, talvez seja mesmo um dos movimentos mais perturbadores que vi, perturbadores no sentido de que não se olham a boas falas, não se conjugam bons verbos, e as interpretações exteriores são para quem as quer engolir e para quem não as engole tão bem, é dito o que é pra se dizer, ponto final.
É isto que muito folgo nesta sub-cultura, vendo por fora e pouco conhecendo por dentro, o que me cativa são os gritos do Ipiranga que toda uma massa se esforça por passar.
O resto não me cabe a mim definir, como em tudo há o bom e o mau, eu, no que me resta da minha sabedoria, limito-me a descrever o que oiço cada vez que lá entro.
E os moches só são para quem quer ;).

3 comentários:

  1. "vendo por fora e pouco conhecendo por dentro": acho que cada vez vais estando mais por dentro, inês! :)
    e olha visto que não sei o que escrever porque quando passa da meia noite acontece um fenomeno muito estranho no meu cerebro e torno-me mais parva do que habitualmente sou e fico sem saber o que escrever, nem o que dizer.
    Portanto por enquanto digo-te que neste momento sou uma pessoa mais feliz por o hardcore te ter cativado, porque finalmente ja posso ouvir com alguém hardcore, porque visto que o meu circulo de amigo é muito reduzido (podera, quem é que tem paciência para me aturar?), e que a maior parte dos intregrantes do meu circulo de amigos gosta de metal (coisa que não mexe la muito comigo) acabo sempre por, nos intervalos e horas de almoço, ouvir música sozinha, e não tem piada, e assim olha já posso ouvir contigo, porque vais estar a sentir a música tal e qual como eu.

    (eu não disse que a partir da meia noite ficava mais parva do que o normal, secalhar tenho uma doença qualquer manhosa, tenho que ir ver isto ao hospital :/.)

    gosto muito de ti inês, sabes?
    devo-te muito minha amiga, muito mesmo.
    e olha agora ficava aqui a noite toda a escrever, mas não o meu gato está a pedir atenção, tadinhooo deve querer ir fazer xixi e eu tenho a porta do quarto fechada -.- ***

    ResponderEliminar
  2. O Hardcore é bem mais do que um estilo musical ... para mim pelo menos é bem mais do que isso! É um conjunto de valores pelos quais me guio, porque creio que que são cenas positivas e que me ajudam a crescer enquanto pessoa, a ser melhor cidadão, a ser melhor amigo ... mas sendo sempre EU! Dito isto, e mais uma vez, na minha opinião, é preciso achar um equilíbrio entre a música e tudo o resto (afinal, como já diziam os X-Acto "Podes ter os discos certos, podes ter as shirts certas, mas se não for do coração, então não é Hardcore!"). Há muita gente que vai a concertos e tem alguns dos discos certos, mas pouco sabem sobre o que é realmente o Hardcore! Já tu, e espero que saibas que isto é um elogio, és das pessoas mais Hardcore que conheci e com quem tenho o prazer de conviver! Como o Rafa dizia na entrevista aos Pressure, que a pressão da idade não apague o que tens de tão honesto dentro de ti ... os anos podem passar, as situações evoluem, mas quer seja com um X na mão a curtir num concerto, ou com aquelas roupas estranhas dos escuteiros, é possível manter a chama acesa, às vezes até mais forte com o passar do tempo!

    Bem, para não me alongar demasiado cito mais uma vez os X-Acto para acabar:

    "This energy the vow to find the truth
    And i hope we'll never break apart
    Because the way is in our minds and hearts
    'cause when we are together
    We own the sky
    Together!"

    ResponderEliminar
  3. O Cunha escreve coisas tão bonitas e eu só digo parvoices. Ahahaha xD

    ResponderEliminar