28.10.08

Berliner Mauer


Com a promessa de Guerra fria, o governo alemão decidiu dividir a Alemanha em duas entidades estatais: República Federeal da Alemanha (RFA) e República Democrática Alemã (RDA).

Dando origem a engenhosa criação de O Muro de Berlim.

O muro dividia a cidade ao meio, simbolizando a divisão do mundo em dois blocos: Berlim Ocidental (países capitalistas, Estados Unidos) e Berlim Oriental (países socialistas do regime soviético, Rússia)

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961 envergando 66 km de gradeamento metálico, 302 torres de vigia com soldados preparados para atirar, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda.

A tentar atravessa-lo morreram 80 pessoas e 112 ficaram feridas, sendo que milhares foram presas nas tentativas de pular a barreira. Além disso foram separadas famílias que foram impossibilitadas de se ver.

A 9 de Novembro de 89, deu-se a crise no sistema socialista do leste da Europa, o que fez com que na Alemanha Oriental deflagrasse o sistema originando a queda do muro. O acto culminou com o fim da Guerra Fria e com a reintegração da Alemanha.


De 61 a 89 a cidade de Berlim ficou dividida em duas, a exportação de produtos na parte soviética era proibida, podendo só serem comercializados produtos específicos da zona Oriental. Agora pensa o que seria passares 28 anos com um muro a meio da tua cidade correndo o risco de se te aproximasses um pouco mais levasses um tiro nos cornos, não tendo acesso a noticias nem produtos do exterior...


Mais informações em:
Good Bye, Lenin!
por Wolfgang Becker.


' A minha glória é esta: Criar desumanidades! '

5 comentários:

  1. mas vais para passear, conhecer, ou fazer algo mais?

    ResponderEliminar
  2. AHH! Está bem minha querida. Epá, tens uma sorte do caraças, digo-te já, mas eu, eu ficaria lá! :D

    ResponderEliminar
  3. Dou dou. Se não estudar vou depois de acabar o curso. Cá não fico não =/

    ResponderEliminar
  4. (nunca sei o que escrever depois de ler os teus textos xD)
    grande filme, e claro emprestado por mim ainda é melhor :b
    hoje nao tou mesmo com coise para escrever comentários xD
    beijooo*

    ResponderEliminar
  5. Hoje os muros são outros ... podem não ser físicos mas existem ainda assim! Existem pelo simples facto das pessoas acreditarem neles: o muro da cor, do credo, da opção sexual ... e este apenas para focar os mais abrangentes ... porque quando não são esses, outros muros aparecem: por causa do aspecto, do clube da bola, do bairro onde se nasceu ... you name it! É triste mas as pessoas vivem tão assustadas com o confronto entre realidades que criam muros à sua volta, mas, mal sabem eles que os muros que eles criam para os protegerem acabam por ser o motivo dos seus males, da sua mesquinhez ... da sua falta de espírito!

    E de vez em quando surge alguém que derruba muros ... os velhos do Restelo chamam-lhes destruidores da humanidade, porque para eles a sua aparência de humanidade reside apenas protegida pelos muros que criam ...

    talvez seja por isso que a glória dele seja criar desumanidades, porque apesar de ele não saber o que quer, sabe o que não quer: não quer muros à sua volta ...

    ResponderEliminar