16.4.09

Sofá Azul

Passada a nostalgia, creio que é já tempo de voltar à inteligência das coisas do mundo, e eu sempre gostei dos Bichos. E tenho em mim que nunca irei encontrar um prefácio que me dê tudo o que este me deu, e pensar que foi por isto que se deram umas tantas catorze mil voltas ao sol. É bom, exemplar até...



“ São horas de te receber no portaló da minha pequena arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visita-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer ufano da obra, e venha delicadamente cumprimentar-te uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto.

Este livro teve a boa fortuna de te agradar, e isso encheu-me sempre de júbilo. Escrevo para ti desde que comecei, sem te lisonjear, evidentemente, mas também sem ser insensível às tuas reacções. Fazemos parte do mesmo presente temporal e, quer queiras, quer não, do mesmo futuro intemporal. Agora, sofremos as vicissitudes que o momento nos impõe, companheiros na premente realidade quotidiana; mais tarde, seremos o pó da história, o exemplo promissor ou maldito, o pretérito que se cumpriu bem ou mal. Se eu hoje me esquecesse das tuas angústias, e tu das minhas, seríamos ambos traidores a uma solidariedade de berço, umbilical e cósmica; se amanhã não estivéssemos unidos nos factos fundamentais que a posteridade há-de considerar, estes anos decorridos ficariam sem qualquer significação, porque onde está ou tenha estado um homem é preciso que esteja ou tenha estado toda a humanidade.

Ligados assim para a vida e para a morte, bom foi que o acaso te fizesse gostar destes Bichos. Apostar literalmente no provir é um belo jogo, mas é um jogo de quem já se resignou a perder o presente. Ora eu sou teu irmão, nasci quando tu nasceste, e prefiro chegar ao juízo final contigo ao lado, na paz de uma fraternidade de raiz, a ter de entrar lá solitário como um lobo tresmalhado. Ninguém é feliz sozinho, nem mesmo na eternidade. De resto, um conto que te agradou, tem algumas probabilidades de agradar aos teus netos. Porque não hão-de eles tirar ninhos quando forem crianças? E, se tal não acontecer, paciência: ficarei um pouco triste, mas sempre junto a ti, firme, na consolação simples e honrada de ter sido ao menos homem do meu tempo.

És, pois, dono como eu deste livro, e, ao cumprimentar-te à entrada dele, nem pretendo sugerir-te que o leias com a luz da imaginação acesa, nem atirar o teu olhar para a penumbra da sua simbologia. Isso não é comigo, porque nenhuma árvore explica os seus frutos, embora goste que lhos comam. Saúdo-te apenas nesta alegria natural, contente por ter construído uma barcaça onde a nossa condição se encontrou, e onde poderemos um dia, se quiseres, atravessar juntos o Letes, que é, como sabes, um dos cinco rios do inferno, cujas águas bebem as sombras, fazendo-as esquecer o passado.


Sempre teu,

Miguel Torga "




Torga, Obrigada.


7 comentários:

  1. A chávena está à tua espera. :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. miguel torga é um grande senhor :) muito boa escolha :D
    estava a ler o teu comentário sobre Lisboa e pensei, " até me posso ter cruzado com ela e nao seii grande cena men 8D"
    LOL -.-' as vezes so sai disto xD
    o texto debaixo mas que grande texto, mas fiquei a pensar se estavas ou nao estavas apaixonada ou se só me pareceu isso x)

    beijooo *

    ResponderEliminar
  3. nao nao sou de lisboa se fosse já tinha dito xD cabelo laranja ? AHAH rebeldia :D a brincaar xD
    Eu mudo muitas vezes não gosto de estar parada no mesmo sitio então nao gosto de ter coisas iguais e as vezes nao ligo nenhuma ao blog outras apetece-me muda-lo, instavél realmente -.-' xD

    passa-se secalhar que a ti não te cativa é bué normal, eu por acaso quase que o li de uma assentada mas por acaso gostei, não há nada de errado xDD

    ResponderEliminar
  4. Aiii este homem mata-me *.*
    Como eu gosto do Miguelito (é abuso de confiança por muitos anos de amor pelas suas palavras :$), ele deixa-me doida pah! *___*

    Obrigada por teres passado :)
    E sim, faz bem sonhar ^^

    (agora veio à minha cabeça um livro que eu li dele, já não durmo hoje com a emoção =$)

    Beijinhooos**

    ResponderEliminar
  5. adoro Torga :)
    e tinha uma professora completamente vidrada no homem :P
    "ninguém é feliz sozinho, nem mesmo na eternidade", como me completam estas palavras.. tenho medo que tal me aconteça, porque não há príncipe que resista hoje em dia, enfim..
    um beijo*

    ResponderEliminar
  6. Torga... um fofinho da literatura xD é Miguel e basta, ahah ^^ (aqui entre nós, miguel é muito melhor que adolfo... há pseudónimos que valem a pena lol)

    um beijinho inês, e quando voltares a lisboa espero ter um tempinho para tomar um café contigo :) *

    ResponderEliminar