16.2.10

mais um

Era uma vez uma princesa, era uma vez uma rainha. Era uma vez um castelo encantado e um céu em noite de trovoada.

A princesa acordou, olhou ao espelho e viu uma maçã no chão. A rainha foi apanhar amêndoas e viu as amendoeiras em flor. Não havia criadas no castelo, e o rei havia ido à caça com o cão. Os aldeãos acordavam e dormiam, apanhavam amêndoas e comiam maçãs e ninguém dizia mal nem bem, porque ninguém tinha nada que dizer.
Aqui todos faziam as suas vidas, todos vivam nelas com pacificidade, um dia seguindo o outro dia, sem nada de muito alarmante a acontecer. Às vezes um ou outro cão matava uma ou outra galinha. Às vezes as galinhas não punham ovos, ou os patos deixavam de comer, mas isto não era a revolta dos animais senão apenas o ciclo natural das vidas.

Um dia, começou a chover.

A princesa não se viu ao espelho nem comeu maçãs pela manha e a rainha não foi apanhar amêndoas. As flores das amendoeiras haviam secado.
(Esta era uma terra antiga, escondia as cruzadas que tantas bocas levaram nas histórias de mouros, de árabes, de honras e vitórias.)

Um dia, a princesa não saiu à rua e a rainha não comeu maçãs ou amêndoas. Um dia, a princesa desceu as escadas do seu castelo encantado e já não haviam vestidos bonitos. A rainha não desceu porque se deixou dormir, deixou-se adormecer como se faz quando se quer sonhar, só que a rainha deixou-se ficar a sonhar para sempre e nunca mais ninguém a acordou.

O castelo encantado ruiu, e os sapatos de veludo apodreceram à chuva. A princesa deixou de comer maçãs e começou a apanhar amêndoas, a rainha continuou morta.

1 comentário:

  1. Comecei a ler o texto e pensei "Se esta história começa com "era uma vez..." é porque vai acabar com "e viveram felizes para sempre...""

    Mas à medida que ia lendo a história apercebi-me que há mais do que o simples conto de fadas que muitas vezes tentamos viver...

    Algumas coisas retiro do que o texto me diz...
    Para quê o quotidiano?
    Para quê fazermos as coisas em função de outros?

    E... vejo também que há pessoas (e se encalhar sinto-me incluído nesse grupo de pessoas) que quando o tempo está bom não se chateiam muito e deixam as suas vidas seguirem com naturalidade... E só quando o tempo está mau é que tentam fazer coisas diferentes o que nem sempre vai funcionar porque os melhores dias para mudarmos algo... Não são os que chovem mas aqueles onde o tempo também nos ajuda!
    (acho que me fiz entender que estou a falar metaforicamente :P)

    Aproveitemos os dias de Sol (sim eu sei que não estava Sol na tua história :P) para mudarmos a nossa rotina e fazer algo de especial... Não só a nós porque não estamos sós no mundo mas também aos outros!

    Senão qualquer dia deixamos de comer maças para começar a apanhar as amêndoas que a rainha já não estará cá para o fazer!

    Ps - Tenho te a dizer que o comentário que fiz não foi tão profundo como este... Mas também já era tarde quando li e agora li e reli e... Acho que é tudo isto que entendo :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar