1.10.10

59 MS.


A
Inglaterra é um bom país. Londres é uma boa cidade, e este um bom sítio para viver.
Chegue à Inglaterra, o el dorado dos meus sonhos, o destino de todas as minhas rotas, o grande sonho, o projecto de uma vida, o desejo de uma alma inteira, e... Heis que Londres não passou de mais uma cidade europeia. E heis que o metro de Londres me dá claustrofobia por ser demasiado junto às pareces, e heis que ao andar nas estradas quase entrava em pânico quando avistava rotundas e as contornava pela esquerda. E heis que o Big Ben me desapontou. É uma vergonha eu dizer isto da cidade dos meus sonhos, mas mais uma vez talvez consiga provar que às vezes os sonhos não passam disso mesmo, simples utopias. Apesar disto, Londres continua a ser uma grande cidade, uma óptima cidade, adorei viver Londres durante os dois dias que lá estive, adorei encher-me de Londres até mais não puder, adorei sugar Londres com os olhos até adormecer com ela, adorei Londres, assim como adorei ver a Mona Lisa quando fui ao Louvre e me desiludi com o seu tamanho. Porém, a Mona Lisa continua a ser a Mona Lisa, e Londres continuará a ser Londres, não importa o quê, e eu vou continuar a gostar de Londres, não como gosto da Mona Lisa, porque até nem gosto muito, mas como gosto de Londres, como sempre gostei, mesmo antes de lá ter estado. Porque Londres será sempre Londres, na minha cabeça.

Depois de Londres, enfiei-me num comboio que demoraria duas horas a chegar, muito a medo. Uma senhora de larga idade com um dócil sorriso, notando talvez o meu pâncio, tentou saber coisas sobre mim, no seu tom de voz relativamente amoroso e baixo, contou-me sobre o filho e a caravana, e sobre os netos que foram a Espanha. Quando saí na estação que me convinha, tinha por sorte dos Deuses o primo dum amigo, que por mero acaso vivia na cidade onde eu havia chegado e teve a gentileza de me ir buscar à estação. Achei-me a pessoa mais surtuda de sempre. Fomos à universidade e rapidamente consegui as chaves da minha nova casa. Parámos num pub, depois de dar-mos ainda umas duas voltas à cidade, fomos fazer qualquer coisa como jantar, se bem que jantar em Inglaterra seja uma grande piada. A comida não era má, o que não fazia dela boa. Aliás, pela experiência dos últimos dias a comida em Inglaterra não tem sabor, ou os ingleses não sabem de todo cozinhar, ou não têm grande aptência para especiarias. Mas eu que venho de um país latino, se calhar tenho um paladar mais marroquino do que este povo anglo-saxónico.

Quando cheguei àquilo que chamo The House, havia algures uma francesa, que me recebeu gentilmente, e no dia seguinte me ajudou em tudo o que percisei. Havia também uma tal alemã que ainda hoje não pus a vista em cima, mas espero ainda encontra-la qualquer dia. Na noite passada a porta abriu novamente e saúda-me uma outra francesa. Pensei: mas que raio, estará o mundo cheio de franceses? Não poderia ter sido uma espanhola ou assim? Mas rapidamente estabelecemos uma espécie de amizade internacional, devido à grande simpatia e espírito jovem da jovem em questão.

Esta manhã apareceram os problemas, e ia chorando, porque a não-sei-quantos-mil-quilómetros-de-casa as coisas tendem ser emocionalmente mais duras. Eu sempre soube que muita sorte dá azar, por isso, é mais uma forma de levar os meus instintos até ao fim, o que acabo por nunca fazer mas, está bem.

Já fui às compras, e tenho a dizer que o IKEA é uma exelente ideia, e então o de Inglaterra ainda melhor. Este país tem grandes oportunidades comerciais. O que me satisfaz imenso, a mim e às minhas colegas de casa.

E bem, assim se vive com a Espanha, a França e um bocado de mar a separar-nos do nosso lar. Tenho algumas saudades confesso, o que não invalida o facto de eu estar a amar estar nesta grande aventura, mesmo com tudo jogado para trás das costas, e completamente entregue ao destino, nao deixa de ser uma boa experiência.

Conseguirei?!...

3 comentários:

  1. Estou certa que não só conseguirás, como vais brilhar. Estás numa aventura linda. Aproveita-a. Nem todos o conseguem, sabes disso, e não vai ser fácil, ainda melhor saber isso. Mas se a vida te deu esta oportunidade tens que a agarrar, não é? Aliás, estás em Inglaterra e eu ainda nem acredito. Converso contigo no msn e comento o teu facebook e nem te imagino em Inglaterra, imagino-te no teu quarto ou na tua sala ou em Lisboa na casa que nunca cheguei a ir, mas estás em INGLATERRA. E eu vou ver-te e passar uma semana inteira contigo, até te fartares de mim e dos meus estados emocionais, que andam completamente trocados e baralhados, mas eu vou, podes ter a certeza que vou. De resto, o Big Ben, pois é o que todos dizem: é pequeno.
    Sabes que mais, mostra a essas francesas e à alemã-que-ainda-não-conheceste a comida portuguesa(!), aliás, mostra-lhes tudo o que há de bom em Portugal. Diverte-te :) <3

    ResponderEliminar
  2. ah! estou chocadissima. pelo que dizes, eu fui muito mais feita para Londres do que tu :b tomaaa
    tenho muitas coisas a contestar neste post mas acho que vou passar à frente. quanto às saudades .. really? jesus, eu ia para aí já hoje.

    ResponderEliminar
  3. Claro que sim! Conhecendo-te como te conheço vais ensinar essa gente toda a cozinhar como deve ser. Tens tanto para dar e para viver meu bem e este é o melhor momento da tua vida! Eu prometo que te faço uma visita, a Ryanair vai ajudar-me :p

    Estou muito orgulhosa de ti, mesmo muito ♥

    ResponderEliminar