19.8.11

Crónicas de Cov # 10

Lá em casa éramos quatro. Às vezes, mais, cinco, seis, sete. Chegámos a ser sessenta. Também chegamos a ser nove. Lá em casa éramos quatro, mas às vezes éramos mais. E às vezes, quando éramos mais, não havia nada para fazer, mas havia Glüe wine, e havia a músicas dos clássicos da Disney cantados em todas as línguas quantas as nacionalidades que bebiam. Certa vez, chegámos a cantar "Somente o Necessário" do Livro da Selva, em seis línguas diferentes. Rimos como perdidos quando chegou à parte francesa. E os espanhóis ganharam pontos. Em alemão ficava estranho, em italiano lembrou-me os anos 40. O inglês foi okay. E lá estava eu a defender a honra portuguesa. Riram-se todos. E mal teriam entendido se não conhecessem também eles a mesma música. Lá em casa éramos quatro, às vezes mais. Estudantes, presos da liberdade do estrangeiro, então ía-mos para a sala, bebíamos vinho quente vindo da Alemanha, e cantávamos músicas da Disney pela noite fora. Não era a nossa maneira de nos divertirmos, era antes a nossa maneira de sermos felizes. Lá em casa éramos quatro, às vezes mais, chegámos a ser sessenta. Mas hoje, que sou só eu, vou ao youtube ouvir de novo a música do Livro da Selva, e oiço-a em todas as línguas que conheci. E vêem-me nomes à cabeça; Yuji, Daniel, Margaux, Lívia, Julia, Christina, Miriam, Valentina, Linda, Anaïs, Julien... E não fico triste, antes sorrio com amor, e mando-lhes beijinhos, porque hoje sei-me, espalhada pela Europa, com a Europa dentro de mim. Valeu-me isto. O livro da Selva, hei-de recorda-lo, sempre.

Fica o gostinho, dos que diziam « Mais Putain, Ces't la merde! »

1 comentário:

  1. em primeiro lugar, és uma desgraça. puseste-me de lágrima no olho com o teu comentário, antes mesmo de ser hora de almoço.
    segundo: ao menos que te Inglaterra tenhas trazido alguma coisa de bom. eu, que sou eu, sei bem o que queres transmitir quando dizes odiar Inglaterra mas, não te esqueças que também foi lá que de certa maneira te encontraste e conheceste tantas nacionalidades desse mundo fora.

    ResponderEliminar