18.6.10

O génio finda-se.

Querido Escritor,

Foi hoje.
E hoje, todos sabem o teu nome, todos te palavreiam, todos têm algo a dizer-te, mesmo que nada te digam, mesmo que não te conheçam, mesmo que nunca te tenham levado ao máximo da loucura de te lerem, mesmo assim, têm algo a dizer-te.
Eu, sempre tive algo a dizer-te e até com esforço construí essas palavras, mas achei que as minhas palavras nunca podiam ser dignas o suficiente para te lisonjear, nunca te toquei, nunca te vi a pele, nunca te ouvi a voz sem que fosse manufacturada, nunca te conheci a letra, mas nas palavras vives em mim, nas palavras conheço-te e decoro-te e levo-te para onde quer que vá, a tua obra é-me essencial, sempre.
Encontrei-me em ti ainda ia a meio o meu décimo segundo ano, já longe esses tempos das aulas de Blimunda e Sete Luas, encantou-me a verdade com que subtilmente enganavas os corações, e fiquei aprisionada a essa tua personalidade literária, essa magia com que me construías, com que foste sem te dar conta o meu maior maestro, ao lado de Torga, de Sophia, de Florbela, de Pessoa. Ao lado de génios, querido escritor, tu tomaste um lugar essencial nas minhas palavras, em todas as minhas palavras. E hoje, o que eu sou têm o teu toque, em todas as coisas, lá estarás tu, com uma flor apenas, como um dia nos disseste, com uma flor apenas, querido escritor. Com uma flor apenas guardo-te no mais puro dos corações, o da alma, com uma flor apenas, jamais te esqueço, professor das horas vagas.
Estarás sempre vivo, porque vives na memória e nas palavras, estarás sempre vivo. E hoje o dia está belo para as flores. Está belo, Professor.
Até qualquer dia em lanzarote, ou em qualquer parte.

16 comentários:

  1. e verás como só depois da sua partida, receberá maior valor do que aquele que recebeu até hoje.

    ResponderEliminar
  2. "ensaio sobre a cegueira", o livro que mais gostei dele.
    adeus Saramago.

    ResponderEliminar
  3. eu estou por aquele cantinho. posso mudar-lhe o nome mas não devo mais mudar de endereço. oh, Saramago .. resta-nos Peixoto que Saramago considera como sendo o percursor da sua obra. resta-nos, por dizer, um muito obrigado por tudo o que nos concedeu durante a sua vida.

    ResponderEliminar
  4. referi Peixoto por ter sido exactamente o escritor que caiu nas boas graças directas de Saramago. mas sim, há por aí grandes escritores portugueses que merecem o devido valor. conto que .. segunda tenho exame de matemática e que sem ser esse pequeno, grande percalço numérico, vai estando tudo mais ou menos. e como estás tu? melhor? (:

    ResponderEliminar
  5. não és a única querida. e não somos as únicas. incrivelmente, existe uma enorme quantidade de pessoas que parece viajar neste mesmo barco; que parece fazer esta mesma viagem de que nós não conhecemos o fim.

    ResponderEliminar
  6. é demasiado esgotante, não é? eu sei querida, por isso é que eu estou a poucos dias do fim; a poucos dias do momento em que vou dizer basta e passar tudo para trás das costas. há coisas que não podem durar muito tempo, ao contrário do que se diz por aí. afinal, esperar nem sempre é uma virtude

    ResponderEliminar
  7. oh, obrigada :) também o adoro assim. por acaso pedi o código a uma rapariga mas, até o pôr assim foi uma trabalheira porque não percebia nada. estás à vontade para usufruir :)

    ResponderEliminar
  8. claro. se quiseres igual ao meu, estás mesmo à vontade :)

    ResponderEliminar
  9. igual na estrutura querida. mudas o fundo e as cores, essas coisas :)

    ResponderEliminar
  10. aqui tens: http://www.megaupload.com/?d=FOQGBGGB

    está aí o modelo da parte de edição de estilo do meu blog. não precisarás de mais nada :)

    ResponderEliminar
  11. envio-te aqui, novamente um documento com o estilo do blog. veres o que tens de substituir e onde, é fácil. substitui o documento todo. neste que te envio, em frente a cada coisa que alterei, pus uma descrição :) espero ajudar
    http://www.megaupload.com/?d=TTPQI242

    ResponderEliminar
  12. qualquer coisa, já sabes :)

    ResponderEliminar
  13. na secção que diz posts, está lá, logo ao inicio, a dizer background :)

    ResponderEliminar
  14. podes ir ao msn? mandas-me o teu código e eu vejo (:

    ResponderEliminar
  15. a minha maior infelicidade é nunca ter conseguido ter lido um livro dele. mas ainda vou a tempo, com certeza.
    e que belo blogue que tens, amiga. muito lindo.

    ResponderEliminar
  16. isto é porque o blogspot agora tem aquela cena do design e eu escolhi o fundo e andei a mudar umas coisinhas. há vigésima sétima tentativa lá saiu aquilo :p

    ResponderEliminar