23.2.13

viver em português

Virar costas também é para os fortes. (às vezes) é difícil estar aqui, viver aqui. O que é viver em português longe de Portugal? O que é ser português longe das palavras e do som? O que é isso que é ser de Portugal e ser-se de todo o lado? O que são portugueses? O que sou eu? O que sou eu aqui?...

Viver em português longe de Portugal, é ir ao supermercado e ver o mesmo esparguete em embalagens diferentes e é ver o leite em pacotes de sumo. É não beber cafés ao balcão mas ir ao balcão pedir um café para levar. O que é isso de levar cafés na mão? Viver em português aqui é prever comportamentos e prever respostas estrangeiras a esses comportamentos. 

Ser português longe de Portugal é ser uma tradução de nós próprios para o exterior. É ser uma refinação do produto bruto que é ser português e apresenta-la numa versão melhorada no quotidiano estrangeiro. Ser português longe de Portugal é ser mais sensível às coisas do dia a dia, é ter o sangue a correr mais depressa pelo corpo, é querer superar-nos todos os dias, é ter que conhecer-nos à força e pela força das ocasiões, é ter certezas mas não estar certo, é ter agarrar com toda a força as ideias e lima-las o melhor que se pode, é nunca deixar morrer a paixão para que nunca nos deixemos morrer a nós à falta do sol e da luz lusitana. 

Ser português longe de Portugal é ter saudades e sentir raiva e sentir escárnio de se ser português. E à noite quando vamos à cozinha é ter que cozinhar só para um e estar em silêncio, e não contar como foi o dia a ninguém, porque não está lá ninguem para contar e, cozinhar em silêncio, é uma das piores dores da alma. Ser português longe de Portugal é estar tudo fechado depois das cinco da tarde, e não haver cafés com os amigos até às onze. E é deitar-nos sem ouvir «boa noite» dito por alguém próximo.

Ser português longe de Portugal é ter coragem de ter saído da zona de conforto para a zona desconfortável que é estar sozinho num sítio longe, a lutar por um sonho que não se sabe se dará frutos. 

Ser português longe de Portugal é ter coragem para aguentar as vicissitudes do caminho, e acordar com um sorriso na cara todos os dias porque o sonho se está a cumprir. 

Contas feitas e ser português longe de Portugal é ter os tomates no sítio. 

2 comentários:

  1. E que tenhas muita força para aguentar isso tudo, afinal, pelos nossos sonhos vamos fazendo tudo :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar